Páginas

sábado, 29 de março de 2014

Projeto: Hoje tem Espetáculo na Educação

ESCOLA MUNICIPAL CARLOS BARRETO DE ARAÚJO
 APRESENTA O PROJETO
HOJE TEM ESPETÁCULO
NA EDUCAÇÃO!




Luciane Nickel dos Santos
Coord. Pedagógica

Herlan Márcio B. da Silva
Diretor

Março
2014



HOJE TEM ESPETÁCULO NA EDUCAÇÃO!

Duração: 10 aulas
Público Alvo: Ensino Fundamental I

Justificativa:
No mês de março é comemorado o dia do circo, no calendário de datas comemorativas constam duas datas 14 e 27. Por ser um tema muito rico e de fácil aceitação pelas crianças nada mais justo do que inseri-lo no planejamento escolar de forma lúdica e interdisciplinar.
As atividades com temática de circo podem promover o ensino de uma forma divertida, interativa e cooperativa. As crianças aprendem habilidades que promovem equilíbrio, coordenação, comunicação e confiança. Como brincadeiras de circo trabalham com habilidades, crianças com diferentes talentos poderão participar e desfrutar da performance. Dominar um número de circo facilita a confiança e faz com que as crianças se sintam à vontade para se apresentar para um grupo.

Objetivo Geral:
Enriquecer o conhecimento dos alunos quanto à história, costumes e tradições do Circo, levando em conta sempre o seu conhecimento prévio.

Objetivos Específicos:
 Conhecer e aprender técnicas simples de movimentos presentes nos espetáculos, como acrobacias e malabarismos, observando normas de segurança individual e coletiva. 
 Desenvolver a capacidade de comunicação corporal, explorando as características expressivas e criativas das práticas circenses. 
Valorizar o trabalho em grupo.

Metodologia:
Escrita, oralidade e expressão corporal.
Fazer uso de textos informativos e de outros gêneros possíveis, filmes, documentários, músicas, atividades relacionadas ao tema, (como contação de piadas, mímica entre outros).
Produção de texto relacionado ao tema, expressando ideias, sentimentos e opiniões;
Confecção de cartaz ou painel;
O uso da tecnologia, (como pesquisa no laboratório de informática).
Atividade corporal com corda, bambolê, fantasias, etc.

1º E 2º ANO – ATIVIDADES SUGERIDAS.
                   Leitura pelo professor – Texto: O circo no Brasil.
Apresentação do vídeo – Cirque du Soleil.
Apresentação do documentário: Atchim e Espirro
Leitura pelo professor: Lei proíbe animais no circo.
Atividades.
                  
3º ANO – ATIVIDADES SUGERIDAS.
Leitura pelo professor – Texto: O circo no Brasil.
Apresentação do vídeo – Cirque du Soleil.
Letra da música: O circo da alegria (Cid Guerreiro e Dito)
Texto Lacunado.
Produção de lista relacionada ao tema.
Texto informativo: Lei proíbe o uso de animais em apresentações de circo.
Apresentação do documentário sobre a vida dos palhaços Atchim e Espirro.
Produção de texto: Se eu fosse um Palhaço.


4º E 5º ANO – ATIVIDADES SUGERIDAS.
Leitura pelo professor – Texto: O circo no Brasil.
Apresentação do vídeo – Cirque du Soleil.
Hora da conversa: discussão sobre o texto e o vídeo (desenvolver o assunto através do conhecimento local, se já viram um circo pessoalmente, etc)
Texto: Lei proíbe o uso de animais no circo.
Hora da conversa: Porque existem leis? (abranger a partir dos combinados em sala de aula).
Produção de texto a partir da reflexão.
Lista de profissionais do circo.

CULMINÂNCIA: Dia 29/03/2014 (Sábado)

Todas as turmas apresentarão um trabalho com expressão corporal (malabarismo, apresentação de palhaços, dança, etc)

RECURSOS: De acordo com as atividades desenvolvidas.


AVALIAÇÃO: Todas as atividades serão avaliadas, bem como a participação em grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário